segunda-feira, 12 de novembro de 2007

"Maledetos" pênaltis: Pais de Heróis e choros inexplicáveis.

"O pênalti será cobrado de seu ponto pré assinalado, com todos os jogadores - à exceção do que vai batê-lo - colocados fora da grande área e no mínimo a 9,15 m da bola. O goleiro adversário deverá permanecer sobre sua própria linha de meta, sem mover os pés, até que a bola seja chutada."

Essa é uma das 17 regras do futebol.

Maldito momento do futebol esse, que sendo contra ou a favor, gera uma expectativa ÚNICA no esporte bretão.

Da marcação do árbitro até a cobrança da infração, temos reclamações do adversário, decisão para quem será o cobrador, mandinga do goleiro, corrida do batedor...tudo isso.

Comparo a cobrança de pênalti a um passeio numa montanha-russa:

A caminhada do batedor até a marca da cal e sua corrida até a bola: é a subida daqueles carrinhos nada seguros.

A trajetória da bola até o gol: A descida desesperadora e desenfreada naqueles trilhos.

Existe também a disputa de penalidades máximas (muito mais tensa,rs) mas essa não entra no post de hoje.

Muitas dessas "maledetas" cobranças, no decorrer do jogo, me marcaram demais e SEMPRE positivamente:

Roberto Carlos contra nós em 1995;

Rincón contra a Portuguesa em 1998 (sim...aquele jogo do Castrili);

Dida versus Raí em 1999;

Romário contra a Porcada em 2000.

Enfim...ínumeras cobranças.

Que me deixaram com as pernas bambas, nervoso, suando frio, que me fizeram chorar, rir, passar mal...

Que a partir delas, nascem heróis. Ou vilões.

E ontem tivemos mais uma delas. Mais uma para entrar para a história.

A situação é mais embaçada que vidro de carro de um moleque junto com sua guria, ambos com hormônios a flor da pele. Sitação essa, devido a roubos e oportunismos de alguns infelizes. Mas já é passado (espero). Com roubo ou sem, estamos nessa situação. E temos que sair dela.

E em toda situação complicada, existe um herói (ele salvando ou não,rs). Herói esse que geralmente é reconhecido através de seus atos de bravura. E o herói da Fiel já tinha sido escolhido a muito tempo: Felipe.

E quando a situação passa de complicada para MUITO complicada, automaticamente uma voz silenciosa diz para esse herói:"Agora é com você meu querido!".

E é nesse momento que o herói, passa de um simples herói para um Histórico Herói (com H maiúsculo). E esse momento chegou ontem para Felipe.

Aos 30 min do segundo tempo de um jogo chave para o Corinthians nesse campeonato. 1 x 1. Se perder, praticamente está rebaixado. Outro resultado nos dará um respiro até a próxima partida. E o herói se mostrou herói.

Gritos de "Felipeeeee" eram ouvidos nos 4 cantos do Brasil. E no MEIO dele principalmente. E um pouco ao sudeste, era inevitável. Meu pai gritava. Minha mãe (que coisa!) gritava. E eu, como não poderia deixar de ser, também gritava.

Após ligar para minha futura esposa, avisando sobre o ocorrido, voltei para a sala e deitei no sofá novamente.

Não sei porque, não sei como, não sei o que senti. Tirei os óculos e as lágrimas vieram. Vieram como a anos não vinham. Sinceras e abundantes. Durante minutos.

Por causa do pênalti defendido??Por causa de todo o contexto??Por causa de outros motivos??Não sei.

Será um choro do qual nunca conseguirei desvendar o "POR QUE" dele.

Só sei que o motivo foi um herói.

Só sei que foi por causa de um "maledeto" pênalti.

Só sei que foi por causa de ti, Corinthians.

5 comentários:

Anônimo disse...

ESCREVA MENOS DA PROXIMA VEZ

ahusuhhauhusauhsusa

Unknown disse...

O pior foi eu, que NUNCA tinha chorado por causa de time, me peguei com lágrima nos olhos... no meio do Morumbi, GRITANDO: "NÃO FOI GOL" p/ os bambis saltitantes que berravam que tinhamos sido rebaixados e meu mino quase me esmurrando p/ eu ficar quieta... kkkkkkkk
Minha vontade era berrar "Felipe" aos quatro ventos.. mas se eu fizesse isso, não estaria aqui hj.. hehehehe

Unknown disse...

Esse foi um êxtase que quase me levou às lágrimas.

Chorei em 87, quando perdemos o Paulista para os bambis

Chorei em 88, quando Viola marcou o gol redentor contra aquele ótimo Guarani.

Mas não cheguei a tanto nos títulos brasileiros. Talvez a vergonha me fizesse bloquear esta expressão de emoção.

Anteontem, não cheguei a derramar lágrimas. Mas definitivamente, a tal escrita da "identificação que não existe mais em tempos tão profissionais" ficou um pouco mais borrada.

SALVE SÃO FELIPE

Rogério (Scroob) disse...

Muito bom, relatou o que todos os Corintianos sentiram naquele "maledito" pênalti.

Unknown disse...

kkkkkkkkk

Só esqueceram de citar o mais importante de TODOS os penaltis...

1° jogo Morumbi Libertadores 00...
Corinthians 4X3 Palmeiras
2° jogo Morumbi Libertadores 00...
Palmeiras 3X2 Corinthians

Lá vai Marcelinho pra bola... Marcos no Centro do gol... correu, bateu..... Maaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaarcoooooooooooooosssssssss.

Este jamais esquecerei... nem vou citar o de 99... se nao vcs morrem do coração!!!

DUG