domingo, 7 de outubro de 2007

E assim nascem os bambis

Antes de começar o post (apesar de que já comecei,rs) quero deixar bem claro uma coisa:

Clássico na minha opinião temos somente 1 dentro de cada estado: Fla-Flu, Grenal, Ba-Vi, Atlético x Cruzeiro e o nosso Corinthians x Palmeiras são alguns exemplos.

Logo Corinthians x São Paulo não é clássico. Mas é uma bela partida entre dois grandes de SP.

E dentre essas belas partidas lembro de uma onde começou esse reboliço que há hoje em dia sobre o apelido de "Bambi" dado ao clube mais afeminado do Estado.

Bambi, pra quem não sabe, é um personagem da Disney. Um meigo veadinho.

E se engana quem pensa que isso sempre existiu. Mas não mesmo.

O que existia era o apelido de "bicha", "pó de arroz", essas coisas. Tudo vindo do fato do São Paulo ser um clube mais eleitizado, de "frescos" e para o povo, quem é fresco é "mulherzinha",rs. Mas não era nada muito ostensivo como é hoje com o "Bambi".

Corria o ano de 2002. Na semana da partida, os holofotes estavam mais fortes que o normal sobre esse jogo por diversos motivos: é um grande jogo, os dois vinham de diversas decisões seguidas, a rivalidade estava acentuada e o principal motivo e foco maior dos holofotes: Ricardinho, ex-ídolo da Fiel agora era tricolor (depois de uma conturbada transferência, diga-se de passagem) e faria sua 1ª partida contra o Corinthians. E em uma de suas descontraídas entrevistas, o até então grande volante Vampeta, faz o que mais gosta e sabe: cutucar os rivais:

"Quando ele estava aqui nós os chamávamos de Bambis..." responde Vampeta após uma pergunta sobre Ricardinho.

E repórter ADORA colocar lenha na fogueira:

"Explica melhor essa história Vampeta!!!"

Pois bem. Ele explicou e agora os Bambis são reconhecidos internacionalmente como Bambis,rs.

Mas vamos a partida.

O Corinthians tinha um ótimo time, muito bem entrosado e, principalmente, muito bem treinado por C.A.Parreira. Conquistamos 2 títulos naquele ano. E éramos favoritos no Brasileirão.

O São Paulo tinham um time melhor que o do Corinthians e com um grande diferencial: o craque agora era deles.

O Morumbi recebeu 50 mil pessoas naquela tarde cinzenta do dia 29 de setembro. E grande parte dela entoava um grito que se tornaria tradicional nos confrontos contra o tricolor paulista: "Bambi!!Bambi!!!Bambi!!!".

Se a intenção da Fiel era fazer o que a mesma já havia feito com o Porco, dessa vez fracassamos,rs. Essa fama nenhuma torcida do mundo gostaria de ter.

Infelizmente não lembro de grandes detalhes daquela partida. Lembro que o São Paulo vinha “babando” para ganhar de nós.

Gil abriu o placar, mas Reinaldo virou em pouco tempo. E faltavam mais ou menos 10 min para terminar o jogo quando isso ocorreu.

O lado de lá das arquibancadas explodiu. Finalmente eles estavam ganhando do Corinthians.

Estavam.

Até aos 45 min do segundo tempo quando numa jogada quase idêntica ao gol de Gil (aquele do drible da vaca) na Final do Rio-SP ele mesmo recebe a bola do mesmo Vampeta na ponta esquerda e parte pra cima do marcador. Mas com um leve toque, o suficiente para deslocar o zagueiro, ele coloca a bola de lado e solta a bomba. Rogério Ceni nem a viu passar.È GOL do Corinthians.

E comemoramos como se fosse uma vitória. Xingamentos pra cima de Ricardinho foram absolutamente comuns naquele momento. Se arrependimento matasse, ele teria sido o pioneiro no Brasil em “mortes em campo”.

Olho pro Rogério (meu amigo) e digo:

“Porra...me veio na cabeça o lance da final!!”

”Caralho!!!Pra mim também!!Pensei que ele tentaria o mesmo drible” responde ele com a euforia natural de um gol no finalzinho.

A torcida deles emudece e sai de fininho, enquanto nós, pra variar, fazemos a festa no nosso salão de festas preferido. Com direito a gritos de “Bambis” e tudo mais.

Um comentário:

Unknown disse...

Ih, esse papo de clássico vai longe. O Fla-Flu é tido como o mais "charmoso" (que coisa mais... bambi. hahahahaha) Mas a rivalidade do Fla, MESMO, é com o VASCO.
Aqui em São Paulo não tem nem o que comentar. Corinthians X Palmeiras é O clássico.
Mas as desperate housewives estavam engasgadas há muito tempo. A vitória de hoje deu um alívio.