domingo, 23 de setembro de 2007

É hoje...e que seja um divisor de águas novamente.

De segunda-feira pra cá: 7 dias.

Algumas confusões, desentendimentos, palavras colocadas em horas indevidas...enfim. Coisas que só acontecem nessas semanas (não que eu seja um santo nas outras 46 semanas,rs).

Mas chegou o grande dia.

Dia de Corinthians x Palmeiras.

Clássico esse que tem um impacto que nenhum outro jogo tem.

Para o vencedor: A glória.

Para o perdedor: O fim.

Impressionante capacidade tem esse jogo de deixar um lado tão bem e o outro tão mal.

Um divisor de águas. Tudo é passado antes dele. E o futuro depende do resultado.

Todo Corinthians x Palmeiras é assim. Porque o de hoje seria diferente???

E eu poderia relembrar um dos históricos Corinthians x Palmeiras que tem por ai. E não são poucos.

Mas me veio na cabeça um jogo de meio de campeonato. Que não era final, não valia vaga pra nada, nada estava em disputa. Mas era um Corinthians x Palmeiras. Um divisor de águas.

11/02/2001

Como é do conhecimento de todos, o Corinthians não estava nada bem naquele ano de 2001. Fantasma de rebaixamento, jogadores fracos, ano anterior péssimo...

Uma semana antes, W.Luxemburgo assumia o comando alvinegro no lugar de Dario Pereira.

Ele estreava num Corinthians x Fluminense, no Pacaembu pelo Rio-SP. Vinha de uma cirurgia no pé direito. Estava de muletas. Assim como o Corinthians. O time estava a cara dele.

Jogamos muito mal e de quebra, Marcelinho havia agredido um tricolor e foi expulso. Resultado: Eliminação. E CRISE (pra variar). Logo antes de um Corinthians x Palmeiras...

Estão ai os 2 protagonistas desse dia 11 de fevereiro.

Era um belo domingo de sol, dia perfeito para um clássico.

Assim que os times entraram em campo, nosso lado aplaudiu Luxemburgo. Calorosamente.

E do nada entoou o grito: "Marcelinho VSF...o meu Corinthians não precisa de você!"

Fiquei besta com aquilo.

Meu pai gritava:"Não!!Não!!!". Em vão.

Olhei para ele e para o Rogério meio sem entender aquela atitude da Fiel. Decidimos esperar...

Começa o jogo.

Luxa, todo manquetola, sentado na sua área técnica.

Marcelinho, visivelmente chateado...ENDIABRADO!!!

Aos 20 minutos de jogo, ele, SEMPRE ele, cobra escanteio. Num bate e rebate danado a bola chega aos pés do artilheiro: Luizão. Gol do Corinthians!!!!

Ele vem por trás do gol, em nossa direção, fazendo um gesto que me fez chorar. Batia no peito, com raça, raiva, alegria, emoção..."Eu sou foda!!!"

Logo depois em um daqueles famosos "golaços cagados" Basílio empatou. Passou por 2 e sem querer acertou um chute que bateu na trave e entrou.

Engraçado essas sensações de GOL. Quando é nosso, pensamos que vamos golear. Mas quando é dos outros...e DELES ainda por cima. Não gosto nem de lembrar.

Mas estou aqui pra isso. Para lembrar, pôr minha memória para funcionar,rs.

E lembro que no intervalo o Corinthians não desceu para os vestiários.

Não para sentir o calor da torcida, a atmosfera do espetáculo nem nada disso mas sim pela incapacidade física do sr. Luxemburgo de andar.

Mas um pé engessado nunca fez tão bem a um time de futebol.

Logo no começo do segundo tempo, outro escanteio. Outra vez ele foi cobrar. Outra rebatida. E dessa vez a bola voltou ao seus pés. E errar 2 vezes seguidas não era com ele. Pôs a bola na cabeça de Sheidt que graças aos céus a colocou no fundo da rede. 2 x 1 Corinthians.

Marcelinho reverênciava Luxemburgo. Que retribuia o gesto. Quanta falsidade. Mas o Corinthians estava ganhando. Era o que importava.

Nos seguramos até o final. Time em campo e torcida na arquibancada. Marcelinho se atira nas bolas que já estão fora de campo. E a torcida vibra com seus carrinhos teatrais como sempre fez. A paz voltou.

Assim que o juiz apita o fim de jogo, parecia um carnaval. A torcida não deixava o Morumbi. E o camisa 7, antes humilhado, agora era exaltado com o tradicional coro:"Uh Marcelinho!Uh Marcelinho!"

Vai entender essa Fiel.

Até hoje penso que foi proposital aquela hostilidade do início. Ela sabe de quem se pode cobrar. Ela sabe quem vai retribuir. Ela só deu um empurrãozinho hehehehe. De um jeito brusco, sim, concordo. Mas essa é a Fiel. Ainda mais num Corinthians x Palmeiras onde vale tudo.

Foi um jogo digno da história do clássico. Poderia ter sido uma partida boba, na 4ª rodada do campeonato. Mas como um Corinthians x Palmeiras pode ser bobo?? É o maior clássico do Brasil.

É um divisor de águas, você se lembra??

A nossa crise passou pra eles, que ficaram sem técnico um tempo depois. E desceram ladeira abaixo.

Nós...

Bem...você já sabe o final desse campeonato.

Obrigado Corinthians x Palmeiras..

Um comentário:

Unknown disse...

Olha... eu não me lembbrava desse jogo. Mas, de fato, Corinthians X Palmeiras sempre será importante... mesmo com os dois bem abaixo de suas tradições.

Até em Showball tem emoção.